domingo, 11 de novembro de 2012

Hospital de Dona Estefânia


O hospital de Dona Estefânia foi fundado, oficialmente, em 17 de julho de 1877, no aniversário de morte de D. Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen (1837-1859), Rainha de Portugal, a consorte do Rei D. Pedro V (1837-1861). Como morreram cedo, nenhum dos dois jamais viu a construção finalizada.
D. Estefânia e seu marido demonstravam interesse por doentes hospitalizados, vítimas de cólera e febre amarela. Insatisfeita com as condições do Hospital de São José, a Rainha usou o seu próprio dote para criar uma enfermaria e manifestou o desejo de fundar um hospital pediátrico de crianças pobres e doentes.
Em 1860, D. Pedro V ordenou, em homenagem à sua falecida esposa, a edificação do Hospital da Bemposta (nome antigo), que só ficaria pronto sete anos depois, durante o reinado de seu irmão, D. Luís I.
D. Luís, por sua vez, cedeu os direitos de propriedade e pertenças do hospital ao Estado português, em 23 de junho de 1872. O povo português acabaria chamando-o definitivamente de Hospital de Dona Estefânia.


LOCALIZAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário