domingo, 9 de dezembro de 2012

Largo das duas Igrejas (Chiado)


Igreja da Encarnação
A bonita Igreja da Encarnação está situada em pleno coração de Lisboa, no requintado e mítico Largo do Chiado, em frente à famosa Igreja de Nossa Senhora do Loreto.

Inaugurada em 1708, foi edificada por ordem da Condessa de Pontével, D. Elvira de Vilhena, demolindo-se então parte da Muralha Fernandina do século XIV e uma torre de vigia. O conjunto destas duas Igrejas estabelecia , então, uma das nobres portas da cidade.
O templo sofreu forte destruição com o terramoto de 1755, sendo restaurado e bastante alterado em 1784, de acordo com o plano do Arquitecto Manuel Caetano de Sousa, terminando-se as obras somente em 1875.

A fachada do Templo apresenta-se num estilo Neoclássico conjugada com diversos elementos ‘Rocaille’ tardios, dispondo interessantes imagens de Santa Catarina que faziam parte da antiga porta medieval. 


Igreja Nossa Senhora do Loreto 

Situada em pleno coração de Lisboa, no requintado e mítico Largo do Chiado, a Igreja de Nossa Senhora do Loreto tem origens remotas em inícios do século XIII, contudo a edificação actual data do século XVIII.

A devoção a Nossa Senhora do Loreto foi trazida para Portugal pelos mercadores Venezianos e Genoveses que se instalaram na região, daí que a Igreja seja também conhecida por Igreja dos “Italianos”.
O anterior templo terá sido construído perto das muralhas que defendiam Lisboa no século XIV, mandadas construir pelo rei D. Fernando, e mais tarde em 1573 sofrido obras de ampliação e dedicado a Nossa Senhora do Loreto.
A igreja actual data de 1676, já que um incêndio em 1651 destruiu parte da primitiva edificação.
Com o grande terramoto de 1755 volta a sofrer grande destruição, e é restaurada em 1785.

O projecto do templo deve-se ao mesmo arquitecto do fantástico Teatro de São Carlos, José da Costa e Silva, e é caracterizado por uma nave central com doze capelas laterais com os doze apóstolos, revestidas de mármore italiano.
A fachada principal é famosa pela imagem de Nossa Senhora do Loreto e pelas armas pontifícias de Borromini (século XVII), ladeadas por dois anjos. 




LOCALIZAÇÃO





3 comentários: