O Arco de Santo André ao cimo da calçada de Santo André , era uma das portas da antiga Cerca Fernandina que em 1373 Dom Fernando mandou construir para proteger a cidade,foi demolido em 1913. Ficava encostado ao Palácio dos Condes da Figueira edifício mandado construir em 1578 pelos Mendoças, cujo brasão ainda ostenta no seu portal seiscentista.
O Elevador da Graça foi um meio de transporte mecanizado sobre carris que ligava o Largo da Graça à Rua da Palma. Foi projectado por Raoul Mesnier du Ponsard. A construção foi iniciada em 1889 e a inauguração foi feita em 27 de Fevereiro de 1893. Juntamente com outros sistemas semelhantes noutros pontos da cidade, foi construído e explorado pela Companhia dos Elevadores de Lisboa.
Foi concebido para vencer um desnível de 75 metros ao longo de um trajecto de 730 metros funcionava por um sistema de cabo sem fim sob a via, ligado por uma ranhura às carruagens. Esta coincidia com os carris internos nos pontos do trajecto onde as vias ascendente e descendente corriam entrelaçadas. As carruagens, em número aproximado de quatro, eram de dois tipos, mas ambas biface, trocando de sentido no fim de cada carreira.O trajecto começava na rua da Palma, seguia pela rua dos Cavaleiros,subia a calçada de Santo André, passava por baixo do Arco do Santo André,contornava o Palácio Figueira e subia a Calçada da Graça até ao Largo da Graça.
A sua desactivação deu-se em 1909, absorvido pela linha de eléctrico (de bitola idêntica, 900 mm) entre a Graça e a Rua da Conceição.
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