segunda-feira, 6 de maio de 2013

Calçada do Poço dos Mouros






Inicia-se na travessa do Calado / rua da Penha de França e termina na rua Morais Soares.
Até ao início do século XX, esta era uma zona de hortas, quintas, retiros e, também, um dos caminhos para o cemitério do Alto de São João. Por aqui existiu o “Retiro Manuel dos Passarinhos” cuja frase publicitária ficou célebre: “Não se esqueçam na volta”. Não se pretendia, pois, interromper a devoção religiosa de acompanhamento dos entes queridos, mas depois desta havia necessidade de alimentar o corpo e, porque não, com “Bons vinhos e petiscos”, mesmo ali ao virar da esquina, literalmente.
Ainda hoje é uma calçada íngreme, mas das antigas quintas e palácios com bonitos registos de santos, apenas resta, e a merecer uma visita, a Biblioteca Municipal de Penha de França e a Vila Saraiva, exemplo típico de vila operária.



O topónimo Poço dos Mouros é muito anterior à urbanização do local. O arruamento designou-se anteriormente Travessa do Marquês de Soudor e Estrada do Poço dos Mouros, inserindo-se no eixo Estrada da Penha de França (actual Rua da Penha de França) - Azinhaga do Areeiro (actual Rua Carvalho Araújo, em homenagem a Carvalho Araújo).





LOCALIZAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário