segunda-feira, 22 de abril de 2013

Antigo Convento de Santa Apolónia / Palácio Palha


No local existiu um recolhimento fundado em finais do Século XVII por Dona Isabel da Madre de Deus protegida dos duques de Bragança: Dom João IV e Dona Luísa de Gusmão. Mais tarde, já em 1718, o recolhimento foi transformado em convento por determinação do Papa Clemente XI, permanecendo assim até 1833, data em que as religiosas foram transferidas para os conventos de Santa Ana e de Santa Mónica.
Extinta a casa conventual, as dependências  serviram de residência para os alunos da Real Casa Pia e para o estabelecimento de um colégio do Arsenal do Exército.
Em 1852, o antigo convento de Santa Apolónia é adquirido pela Companhia Real dos Caminhos-de-Ferros. E no local está actualmente a Estação de Caminhos de ferro de Santa Apolónia.



Em frente ao local do Convento de Santa Apolónia fica Palácio Palha.


O Palácio da Palha também designado como Palácio Van Zeller ou Palácio Pancas fica situado entre as Ruas de Santa Apolónia, Travessa do Recolhimento de Lázaro Leitão e a Calçada dos Barbadinhos.
 A história deste edifício remonta ao reinado de Dom Sebastião, altura em que Manuel Barreto Quaresma possuía uma casa neste espaço específico e foi uma das muitas quintas de recreio que, na zona oriental de Lisboa, e constituía um contraponto ao bulício da Lisboa quinhentista das Descobertas, que se desenvolvia naquela altura em Belém, na zona mais meridional da cidade, o Palácio terá sido construído no século XVI e a traça actual do palácio datará do século XVII, com dois corpos ladeando um pequeno jardim de carácter romântico.
No século XVIII a propriedade foi adquirida por Dom Luís de Meneses, Senhor de Pancas e de Ponte da Barca, a que deve um dos seus nomes e que então efectuou avultadas transformações no mesmo, em particular no corpo que se desenvolve a poente, sendo merecedor de igual relevância, a construção da pequena sala decorada com pinturas de motivos campestres (denominada Sala dos frescos), datada provavelmente do principio do século XIX.
No século XIX foi vendido à família Palha que colocou as suas armas na esquina da Travessa do Recolhimento de Lázaro Leitão, sendo já nessa altura um edificio que era um exemplo típico de casa senhorial setecentista e na qual se destacavam a entrada em pátio aberto para carruagens e a escadaria nobre, virada para Sul/Poente, salienta-se ainda, a ala do edifício, com o salão de música (denominado Salão nobre), a capela com baptistério e os jardim e espaços de lazer e estar. Esta família fez importantes obras de remodelação do jardim no qual acrescentaram elegantes janelas de sacada que no cunhal apresenta em pedra as armas dos Pereiras, Farias e Almeidas, usadas pelos Palha.
No mesmo século todo este conjunto passou para a posse da família Van Zeller, que deixou de o habitar no século XX, adquirido, na década de 1960, pela Câmara municipal de Lisboa foi recuperado da ruína em que se encontrava graças aos esforços conjugados desta edilidade e da União Europeia com o objectivo de ser entregue a instituições científicas.






 LOCALIZAÇÃO







Um comentário:

  1. .... sendo actualmente a Estação de Caminhos de ferro de Santa Apolónia....
    Errado, e dá origem a outros erros.
    O convento foi totalmente destruído.

    ResponderExcluir