sexta-feira, 12 de abril de 2013

Antigo Largo da Cruz do Tabuado / Praça José Fontana


 A Praça José Fontana foi ,no passado, o Largo da Cruz do Tabuado,onde o caminho da Cruz do Tabuado, que vinha dos lados do Andaluz e de São Sebastião,se encontrava com a Carreira dos Cavalos,actual Rua Gomes Freire.Ali existia também o já à muito desaparecido Chafariz da Cruz do Tabuado encostado ao troço da Galeria de Santana do aqueduto das Aguas Livres.
A partir de 1863,quando ali se construiu o grande casarão do Matadouro e Mercado Municipal das Picoas , com projecto do engenheiro Pedro José Pézarat , passou a designar-se Largo do Matadouro.




O antigo Instituto Agrícola ficava também no Largo da Cruz do Tabuado.
mais tarde passou a incorporar também a Faculdade de Medicina Veterinária ,e em 1864 passa a designar-se por Instituto da Agricultura e Veterinária.

Em Dezembro de 1910 o Instituto da Agricultura e Veterinária foi extinto ,criando-se a Escola de Medicina Veterinária, que, em 1919, passou a designar-se Escola Superior de Medicina Veterinária .
Em 1927 iniciaram as obras para a construção de um novo edifício com projecto do arquitecto Tertuliano de Lacerda Marques,ficando só concluído no final da década de 40.
Em 1999 a faculdade foi transferida para as novas instalações no alto da Ajuda.





Em 2011 iniciou-se a demolição do edifício para a construção da nova sede da Polícia Judiciaria.






LOCALIZAÇÃO











Nenhum comentário:

Postar um comentário