quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Almirante Reis zona do cinema Lys


A Avenida Almirante Reis, é uma avenida localizada nas freguesias de Alto do Pina, Anjos, São Jorge de Arroios e São João de Deus, no centro de Lisboa.
Vai desde a Rua da Palma até à Praça Francisco Sá Carneiro. Homenageia a figura do almirante Carlos Cândido dos Reis (1852- 1910), revolucionário republicano.
É um local de passagem quotidiana para qualquer Lisboeta que se desloque para o centro da cidade, vindo do Areeiro ou de Arroios. É uma das zonas mais multiculturais da cidade.
Na parte inferior encontram-se belos exemplos de edifícios Arte Nova

  O cinema Lys  Situado na Avenida Almirante Reis, nº 20, teve a sua inauguração a 11 de Dezembro de 1930. Propriedade de Abraão de Carvalho, era seu gerente Aníbal Contreiras, fundador da Lisboa Filme. Com uma capacidade de 553 lugares, caracterizou-se por uma afluência nunca antes vista, quer pela sua dimensão, quer por ser um cinema de “reprise”, para onde eram levados os maiores êxitos, imediatamente após a sua estreia.
A sua abertura, ficou marcada pelos filmes, “O Dominó Preto”, uma comédia alemã da UFA, interpretada por Harry Liedke, o drama “Águas de Tormenta”, a farsa “Caixeiro Viajante”, o filme português “Os Camelos” e um documentário nacional.
Em 1931, Joaquim Pedro dos Santos passa a ser o seu gerente, conseguindo fazer do Lys um cinema concorrido e com um público fiel.
Como tantos outros cinemas, também este espaço passou por importantes obras interiores, passando para cinema de estreia e adoptando o nome de Cinema Roxy. Esta nova fase teve a sua inauguração a 26 de Junho de 1973 com o filme “Alfredo, Alfredo”, de Pietro Germi.
Ao longo dos anos, a sua programação foi decaindo, tendo encerrado as suas portas no início de Abril de 1988, com o filme "Noite Infernal".


LOCALIZAÇÃO






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário