terça-feira, 25 de junho de 2013

Campo do Pau do Fio - 1º Campo de futebol dos Belenenses


Vivia-se a euforia pelo fim da Iª Guerra Mundial quando em 1919 um grupo de jogadores de Belém, cansados de serem a nata dos «outros», resolveram fundar o Clube de Futebol «Os Belenenses»: verdadeiro clube dos belenenses. Começaram por treinar nas Terras do Desembargador (muito brevemente) e logo depois numa nesga de espaço junto à Praça Afonso de Albuquerque (onde, num banco do jardim, haviam decidido fundar o clube).
Devido à súbita e inesperada afluência (de candidatos a jogadores e de público), cedo tomaram novo «campo», logo ao lado, mais para o meio da Rua Vieira Portuense (anexo ao espaço do antigo mercado), bem em frente do casario onde seria instalada a primeira sede, como ainda hoje se testemunha em placa alusiva. Nasceu assim o «Campo do Pau de Fio», assim chamado porque estava ali «plantado» um poste telegráfico, junto à linha divisória do terreno de jogo.
Desde logo se abeirou o povo de Belém para ver o seu novo clube, à volta do campo, por debaixo das colunas e nas varandas das casas. Numa delas até o Presidente da República (Manuel Teixeira Gomes) assistiu a treinos e jogos do Belenenses. Foi ali que o Belenenses exibiu o seu primeiro troféu, a prestigiada Taça dos Mutilados de Guerra. Também ali vicejou o ecletismo do Clube: nas celebrações do 2ª aniversário já se realizavam grandes provas de atletismo e ciclismo… e demonstrações de boxe! Pitoresco, era também o primeiro «vestiário»: a própria casa da família de Artur José Pereira (principal fundador), na Rua do Embaixador.
No entanto e com vista à participação regular no Campeonato de Lisboa (na altura a competição mais importante do País), o Campo do Pau de Fio não reunia as condições necessárias... pelo que o Belenenses passou a realizar os jogos oficiais em campo emprestado: o Stadium do Lumiar.




LOCALIZAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário