domingo, 24 de fevereiro de 2013

Convento de Rilhafoles / Hospital Miguel Bombarda


O Convento de Rilhafoles pertencia à Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo, foi fundado por autorização pontificia (Breve de 1717-09-10) e do Patriarca D. Tomás de Almeida (alvará de 1717-01-14). Também conhecido por: Casa da Congregação da Missão em Lisboa; Casa da Congregação da Missão em Rilhafoles; Casa de São João e São Paulo; Casa de Rilhafoles; Casa da Cruz de Lisboa.
Após a extinção das ordens religiosas em Portugal, o edifício do ex-convento de Rilhafoles albergou o Real Colégio Militar, a partir de 1 de Setembro de 1835, instituição que ocupou as instalações até que, por decreto de 14 de Novembro de 1848, referendado pelo duque de Saldanha e barão de Franco, foi transferido para o edifício do Convento de Mafra, por ocasião das reformas legislativas do ensino e do exército realizadas na época.
Após a saída do Real Colégio Militar o edifício de Rilhafoles foi destinado para o hospital de alienados, isto é destinado a doentes mentais, transformando-se no antigo manicómio de Lisboa. A instituição evoluiu entretanto para o actual Hospital Miguel Bombarda, Grande-Oficial da Ordem de Benemerência (29 de Novembro de 1948), sendo contudo conhecido durante muito tempo por Hospital de Rilhafoles.


LOCALIZAÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário