terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Largo do Calvário


Onde hoje está o Largo do Calvário na zona de Alcântara ,no século XVI um rico mercador genovês mandou construir para sua habitação um grande palacete. Quando da morte de Dom Sebastião e depois de naquela zona ter vencido os partidários do Prior do Crato, Filipe II de Espanha confiscou o palácio para sua residência em Lisboa.No terreiro em  frente ao palácio, o mercador genovês tinha mandado construir as cavalariças e os aposentos da criadagem ,esses edifício ainda hoje existem e é só o que resta do Real Palácio de Alcântara.

Convento de Nossa Senhora da Quietação de Lisboa
 Ao lado do palácio, Filipe II mandou construir um convento para as freiras flamengas em fuga da reforma calvinista da Flandres . Ficou concluído em 1586 e também ficou conhecido pelo nome de Convento de Religiosas Flamengas de Alcântara. 

Convento do Calvário
Quase em frente ao Convento de Nossa Senhora da Quietação, foi instituído em 1617 por bula do papa Paulo V a instâncias de Dona Violante de Noronha, o Mosteiro do Monte Calvário das religiosas observantes franciscanas .O edifício conserva a sua traça original,e nele se encontra instalada  Escola Prática de Polícia.


Chafariz do Calvário
 Encontra-se actualmente na Travessa Teixeira Júnior, chamado também do Largo da Casca, mas inicialmente estava no Largo do Calvário. Construído em calcário branco, tem dois tanques, sendo um utilizado pela população e o outro destinado ao gado.  É decorado com um vaso com conchas de vários moluscos semelhante ao Chafariz do Largo da Princesa. Foi construído em 1852. Infelizmente encontra-se bastante vandalizado.


LOCALIZAÇÃO





Um comentário:

  1. I have found that this site is very informative, interesting and very well written. keep up the nice high quality writing. Desentupidora no brooklin

    ResponderExcluir