quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Palácio Flôr da Murta


Localizado entre a Rua de São Bento e a Rua do Poço dos Negros, no cunhal do palácio, é ainda visível o Brasão das armas dos Pereira Faria, Senhores de Aconchel, cuja descendente, Dona Guiomar de Faria casou com Dom Jorge de Meneses da Casa da Flor da Murta, tomando o palácio este nome.
Desde o século XVI, já existia no local uma primitiva casa, que sucessivamente sofreu alterações e reedificações apresentando-se o edifício actual, barroco, seiscentista, que não sentiu os efeitos do terramoto de 1755.
O palácio possuíu um jardim com mágnificos azulejos setecentistas, hoje dispersos e uma fonte monumental de espaldar que exibia uma carranca representando baco. Existia também uma capela dedicada a Nossa Senhora de Monserrate, desactivada em 1914.
Actualmente, mantém-se apenas a fachada do palácio porque o mesmo foi alvo de recuperação e transformado num condominio para habitação.
O palácio ficou sobretudo célebre no século XVIII, pois nele viveu em 1731, a bela Dona Luísa Clara de Portugal da casa dos Castelo Melhor, aia da Rainha Dona Maria Ana de Aústria e amante do Rei Dom João V, tendo ficado conhecida para a história como a Flor da Murta.



LOCALIZAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário