sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Estação Ferroviária do Cáis do Sodré


A Estação Ferroviária do Cais do Sodré foi inaugurada em 4 de Setembro de 1895.
A Linha de Cascais, que, desde 6 de Dezembro de 1890, tinha terminado em Alcântara-Mar, foi expandida até ao Cais do Sodré no dia 4 de Setembro de 1895.
No ano de 1902, a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses empreendeu a construção de vários abrigos para passageiros nesta estação.
Durante muitos anos a hora legal de Portugal era marcada a partir de um relógio instalado junto ao Cais do Sodré, tendo o primeiro sido colocado em 1914; foi substituído, em 2001, por um relógio digital, sendo o original exposto na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, em Alcântara.
Em 1926, na sequência da modernização da Linha de Cascais, já se havia projectado uma nova estação, não tendo, no entanto, os trabalhos sido iniciados, devido à presença de vários edifícios da Câmara Municipal de Lisboa e da Alfândega no local previsto; esperava-se que as obras tivessem a duração de um ano. O projecto, elaborado pelo arquitecto Pardal Monteiro, orientava para uma traça sóbria mas monumental do edifício, de forma a melhorar a zona em que se inseria; previa-se, igualmente, que a nova estação iria deter uma oficina para reparações de material circulante. A 15 de Agosto desse ano, foi desta estação que partiu a primeira composição a tracção eléctrica, na inauguração da electrificação da Linha de Cascais.
Em 28 de Maio de 1963, a cobertura interior da estação, construída no fim da Década de 1950, desabou sobre a gare, fazendo 49 mortos e cerca de 40 feridos . Ao longo dos primeiros anos do século XXI a estação foi ampliada e construídos novos cais de embarque de acordo com projeto de arquitetura de Pedro Botelho e Nuno Teotónio Pereira (Prémio Valmor 2008).





LOCALIZAÇÃO





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