quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Palácio dos Condes de Coculim


O «PALÁCIO DOS CONDES DE COCULIM», cujo brasão de armas dos «MASCARENHAS» ostenta numa esquina do velho edifício, pertenceu ao segundo filho do «1º MARQUÊS DE FRONTEIRA», «FRANCISCO MASCARENHAS», 1º «CONDE DE COCULIM», que nasceu em 1662 e morreu a 20.05.1685, foi membro do Concelho de «D. PEDRO II», senhor de «CUNCOLIN» e «VERODÁ» no Estado da Índia, comendador de S. João de Castelães. de S. Martinho de Cambres na Ordem de Cristo.
O «1ºCONDE DE COCULIM» (grafia generalizada mas errónea, visto que se refere à povoação e freguesia de «CUNCOLIM» no Concelho de «SALSETE», do antigo ESTADO DA ÍNDIA PORTUGUESA), foi também um homem de grande erudição e letras, particularmente versado no latim, compôs um discurso heróico a «LUÍS XIV», impresso em Paris no ano de 1684.


Casou com sua prima «D. MARIA DE NORONHA», que faleceu a 22.06.1731, filha dos 2ºs. «MARQUESES DE NISA».


O «PALÁCIO DOS CONDES DE COCULIM» fica situado na «RUA DO CAIS DE SANTARÉM», vizinho afastado do «CHAFARIZ DE EL-REI» e da «CASA DOS BICOS» mas muito próximo do antigo «PALÁCIO DE FRANCISCO TÁVORA» e ligado com o «ARCO DE JESUS». Na sua aparência, podemos deduzir ter sido uma belíssima casa, embora só nos restem as lojas, poucas janelas de sacada no primeiro andar e um enorme portão, no mais arrogante estilo do século XVII. A fachada foi alterada ao longo dos anos, confirmado pelos vários estilos que apresenta. Um pouco de «MANEIRISMO» e de «NEOCLÁSSICO», fundem-se em dois corpos distintos, dando a entender o interregno do período «BARROCO», possivelmente devido à sua derrocada, após o terramoto de 1755. Não foi só o terramoto que investiu com este Palácio, já em 19 de Novembro de 1724 um medonho vendaval, depois de desmoronar o fronteiro «CAIS DE SANTARÉM», arrastou muita água do Tejo e muitas pedras da muralha, até dentro da habitação dos «CONDES DE COCULIM», causando danos significativos.
TEXTO RETIRADO DO BLOG RUAS DE LISBOA COM ALGUMA HISTÓRIA 


LOCALIZAÇÃO





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário