quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Asilo de Santa Catarina



O Colégio de Santa Catarina ocupa um antigo complexo conventual, consagrado à devoção do santo trazido pelos religiosos Carmelitas Descalços Alemães - São João Nepomuceno, que actualmente dá o nome ao largo onde se situa o Colégio.
O convento foi fundado para albergar os Carmelitas Descalços Alemães que se ocupavam da comunidade Alemã, residente em Lisboa.
Foi no reinado de Dom João V (1706 - 1750) e a pedido de sua esposa Dona Mariana de Áustria que o convento e a igreja foram edificados. A rainha interessou-se desde a sua chegada que os seus compatriotas pudessem ser assistidos por religiosos da mesma língua, instalando-os provisoriamente no Corpo Santo e só posteriormente, neste convento.
A igreja foi decorada com frescos e pinturas, alegóricas ao seu patrono, da autoria de um grande pintor do período artístico joanino - Pedro Alexandrino de Carvalho.
Testemunho da sua beleza e esplendor é ainda hoje a existência de uma imagem de João Nepomuceno de grandes dimensões que estava colocado no Frontispício da igreja e que actualmente se encontra no átrio (antigo Claustro) do colégio.
 Anos mais tarde, em 1737, este complexo conventual foi reconstruído pelos arquitectos Carlos Mardel e Machado de Castro.
Este complexo conventual passou por diversas ocupações religiosas. Entretanto, extintas estas ordens, o convento foi passando por diversas ocupações, chegando, em 1858, a Asilo de Santa Catarina – internato feminino, fundado por paroquianos.
Em 1972 o antigo Asilo foi entregue à Casa Pia de Lisboa.



LOCALIZAÇÃO


 

2 comentários: