terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cinema Chiado Terrasse


A 29 de Outubro de 1908, o Chiado Terrasse, da responsabilidade de Sabino Correia Júnior, abria as suas portas na antiga Rua do Tesouro Velho, já então chamada Rua António Maria Cardoso.
Logo desde o início, será uma das mais importantes salas de Lisboa, quer pela amplitude das suas instalações, pelos seus programas, ou ainda pela sua variedade, não esquecendo o êxito do animatógrafo “falado”.
Em 1910, iniciam-se obras de melhoramento na sala, construíndo ainda um espaço exterior, que se designou por esplanada, funcionando como mais um elemento de atracção. Em 1911, o arquitecto Tertuliano de Lacerda Marques (1833-1942) redesenhou a fachada, em gosto mais erudito, fim-de-século. A partir de 1916, os responsáveis deste espaço passaram a ser António Augusto Tittel e Alberto do Valle Colaço. Começam logo por fazer transformações no edifício, dando-lhe o aspecto exterior que manteria até ao seu encerramento, bem como a construção de um pequeno palco, que seria utilizado mais tarde por uma companhia de revista. Pouco tempo depois, mudou novamente de mãos, passando para a responsabilidade de Arthur Emúz. Em 1921 passou a apresentar também números de variedades. Nos anos 30 foi remodelado internamente, em desenho Art-Deco.
Pouco tempo depois, muda novamente de mãos, passando para a responsabilidade de Arthur Emúz.
Em 1921, no início da época de verão, passa a apresentar também números de variedades.
Nos anos 70, o edifício será vendido ao Banco Fonsecas & Burnay, para a instalação de uma agência bancária.


LOCALIZAÇÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário