segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Convento de Santa Marta / Hospital de Santa Marta


Em 1612 é lançada a primeira pedra na construção do Convento de Santa Marta. Este Convento vinha substituir um outro que ali tinha estado desde 1583 que, também este último teria sucedido a um recolhimento para raparigas pobres, fundado por Dom Sebastião no ano de 1571.
Actualmente este antigo convento é conhecido por ser o Hospital de Santa Marta. Apesar das muitas modificações e adaptações exigidas ao longo dos anos, ainda nos é possível encontrar, na zona central do conjunto de edifícios que hoje fazem parte do Hospital, vestígios do Antigo Convento de Santa Marta como o Claustro e a Igreja.
Do estilo Maneirista usado o Claustro, a Casa do Capítulo e a Igreja destacam-se. Esta última tem um portal datado de 1630 e o seu interior tem dois andares. No inferior observamos as capelas laterais da nave e o superior detém as janelas iluminantes de todo o espaço e um corredor que comunica com o Palácio dos Condes de Redondo, onde terá vivido Dona Catarina de Bragança, viúva de Carlos II de Inglaterra.
Este antigo convento e a sua igreja têm, no seu interior, uma grande colecção de azulejaria com datas dos séculos XVII e XVIII.


LOCALIZAÇÃO




2 comentários:

  1. Bom artigo. Neste convento passaram algumas freiras ou sorores notáveis, tal como a Soror Violante do Céu, mística e poetisa de mérito. A sua profissão de entrada no convento foi a 8 de Setembro de 1732, tendo pregado um sermão bem espiritual o Padre Mestre Hipólito Moreira.

    ResponderExcluir