segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular



O concurso efectuado em 1908, para escolher o projecto de construção do monumento, foi ganho pelos irmãos Francisco de Oliveira Ferreira (arquitecto) e José Oliveira Ferreira (escultor).
Este monumento foi construído com a finalidade de homenagear os heróis que morreram durante as Invasões Francesas (1807 a 1814).
A primeira pedra do monumento foi colocada em 15 de Setembro de 1908 e a sua construção terminou em 29 de Novembro de 1932, tendo sido inaugurado em 8 de Janeiro de 1933 com a presença do General Carmona , presidente da república.

Este conjunto, de 12 metros de altura, é composto por dois patamares, ligados entre si por uma base comum, sendo o inferior de lióz e o superior de bronze. A sua composição propõe uma leitura épica, narrada em todas as faces. A frontal ostenta o túmulo de Vasco da Gama, sobre o qual se vê um grupo constituído por frades, populares e militares, que juram defender a pátria. Na face nascente está um pórtico, ao fundo do qual está o túmulo de Camões, encimado pelos versos de Os Lusíadas. A face poente ostenta um grupo, onde se destaca uma rapariga ajoelhada aos pés de uma figura masculina. No topo além dos 12 escudos das povoações que intervieram na guerra, vislumbra-se o grupo de bronze, em que se destaca a figura da pátria, com 5 metros de altura, e soldados que, com as suas espingardas aperradas, ameaçam a águia napoleónica. 









2 comentários:

  1. Olá pedro.

    Olha aí: onde está munumento deveria estar monumento LOL

    Fica bem,
    pedro

    ResponderExcluir